Tratamento de diastase

O que é o Tratamento de diastese?

O tratamento varia de acordo com a gravidade da condição e os sintomas apresentados pelo paciente. Existem exercícios específicos para fortalecer os músculos do core e corrigir a postura, contribuindo para a redução da separação dos músculos abdominais ao longo do tempo. Neste caso é necessário uma avaliação com o profissional antes de iniciar o tratamento.

linfa

Saiba mais!

 comprometimento dos resultados.

O que é a diástase?

.

linfa-2

Em primeiro lugar, é importante entender o que configura a diástase. Os músculos do reto abdominal correm verticalmente em cada lado da parede anterior do abdômen de forma paralela, se encontrando na linha média do abdômen.

Esses músculos são separados por uma faixa de tecido conjuntivo que se chama linha alba. O papel deles é justamente dar suporte para o sustento da coluna, ao mesmo tempo que sustenta os órgãos internos.

Quando esses músculos se afastam, eles deixam a parede do abdômen aberta e, assim, se tem a condição da diástase abdominal ou diástase do reto abdominal. Ela é, portanto,  a separação parcial ou completa desses músculos.

Quais são as causas da diástase?

A diástase pode ser causada por diversos fatores. Uma das causas mais comuns para que as pessoas desenvolvam essa condição é a gravidez. Isso acontece porque, durante a gestação, os músculos abdominais se afastam para comportar o bebê.

O normal é que após 6 meses depois do parto, os músculos retornem ao seu local devido. No entanto, quando o afastamento permanece, é uma situação de diástase.

Esse problema pode levar a dor abdominal, lombar, perda urinária e até o rebaixamento de órgãos como bexiga e útero.

É comum que a diástase seja ainda mais frequente em mulheres que já tenham dado à luz a um bebê antes, estejam com peso acima da média ou seja o caso de uma gestação de gêmeos.

Além da gravidez, outras situações também pode provocar a diástase, como é o caso de:

  • Problemas de postura;
  • Excesso de esforço físico associado à fraqueza abdominal;
  • Perda repentina de peso.

Quais exercícios não pode fazer quem tem diástase?

Devido a condição de afastamento dos músculos, é muito importante ter cuidado na hora de realizar exercícios. Alguns que devem ser evitados são:

  • Abdominais tradicionais e abdominais laterais;
  • Exercícios com movimentos de rotação de tronco;
  • Exercícios com cargas muito altas e de alto impacto;
  • Pranchas no chão em que o abdômen fica para baixo.

Existe um tratamento para diástase?

Sim, há algumas opções para tratar a condição de diástase. Entre elas, estão os exercícios de pilates clínico, fisioterapia e cirurgia.

Whatsapp(011) 95299-6342